A avaliação neuropsicológica pode diagnosticar transtornos mentais e condições que afetam a qualidade de vida das pessoas. Ela pode ser feita tanto em crianças quanto adultos e idosos.
A memória, a concentração, a linguagem e a função motora são avaliadas para encontrar um possível déficit cognitivo. Basicamente, é a análise de como o cérebro de uma pessoa funciona. Durante o acompanhamento psicológico, o psicólogo pode ver a necessidade de fazer uma avaliação para tratar com minuciosa atenção os problemas emocionais ou comportamentais do paciente.
Para as crianças, a avaliação neuropsicológica pode ser essencial no diagnóstico de transtornos de conduta e dificuldades de aprendizado, como transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), incapacidade de fazer cálculos ou de ler, por exemplo.
Já para os adultos e os idosos, a avaliação neuropsicológica pode identificar o relacionamento de traumas, ansiedade, depressão, TDAH, esquizofrenia, acidente vascular cerebral (AVC), entre outros, com mudanças comportamentais.
Outras áreas que são avaliadas através dessa avaliação são:
Por analisar o funcionamento cognitivo, a avaliação neuropsicológica conclui a existência ou não de alguns distúrbios, tais como:
Ela acontece por meio de entrevistas e aplicação de testes variados, destinados a identificar a qualidade das aptidões e funções cognitivas do paciente. Ao procurar um psicólogo para fazer a avaliação, você pode ser orientado a fazer testes de memória, coordenação motora, comunicação verbal, entre outros.
Eles são normalmente feitos de maneira bem simples, apenas com lápis e papel, e aplicados da mesma forma para todos os pacientes. Os resultados são correlacionados com os níveis esperados de funcionamento para que o psicólogo consiga identificar padrões de forças e fraquezas individuais. Dessa forma, consegue compreender o funcionamento do cérebro de cada paciente.
A avaliação neuropsicológica pode levar algumas horas para ser realizada, mas o tempo depende da complexidade do problema enfrentado pelo paciente. Assim, ela geralmente não é feita em um único dia para não levá-lo a exaustão.
São feitas várias consultas até a conclusão dos testes. Elas não costumam ser marcadas em períodos muito espaçados para manter o frescor das sessões anteriores. No entanto, a disponibilidade do paciente pode interferir no agendamento das mesmas.
O neuropsicólogo oferece muitas informações úteis para ajudar a encontrar um diagnóstico junto ao médico e a realizar um tratamento eficaz de acordo com as necessidades cognitivas de cada paciente.
Crianças com suspeita de transtornos de conduta, adultos que convivem com traumas e idosos que sofrem com determinadas patologias podem reencontrar a qualidade de vida após uma avaliação bem feita. Em outras palavras, a avaliação neuropsicológica é capaz de aumentar muito a saúde mental e física dos pacientes em diferentes graus.
Para indivíduos que apresentam declínio cognitivo, a urgência de uma avaliação é ainda maior. Os próprios pacientes comumente não conseguem marcar uma consulta sem ajuda. Então, cabe aos familiares buscarem um profissional para realizar os testes.
Geraldo Cavalcanti é neuropsicólogo especializado em Avaliação Neuropsicológica, e atende na NANP Clínica, localizada no bairro Tirol em Natal/RN. Somando todos os seus atendimentos, junto com os demais profissionais da clínica, já realizou mais de 30 mil sessões de psicoterapia.
Clique no botão abaixo e mande uma mensagem pelo WhatsApp. Você pode tirar suas dúvidas sobre a Avaliação Neuropsicológica, se informar sobre valores e horários disponíveis.